Cadastros da população de Canudos

A Universidade Metodista de São Paulo desenvolveu uma ficha de cadastro (em anexo) que contempla todas as áreas de saúde com informações relevantes. Além de dados básicos (nome, endereço, profissão e etc.) uma pesquisa sócio-demográfica e econômica complementa informações suficientes para a execução do atendimento, Esta ficha de cadastro além de contribuir para a elucidação das atividades propostas, também tem o intuito científico em possíveis projetos de pesquisa. Para isso, o paciente terá acesso ao TCLE, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que garantirá respaldo legal para o uso de dados e resultados encontrados para possíveis projetos de pesquisa.

Biomedicina – Atendimentos em Análises Clínicas

Em seus Projetos de Extensão, a Universidade Metodista de São Paulo oferece apoio diagnóstico através de uma Serão realizados hemogramas, exames de parasitológicos de fezes, testes rápido (point of care) de colesterol, triglicérides e glicose e exames de urina Tipo I para a população. Além disso, outros parâmetros provenientes da analise do sangue poderiam fornecer informações sobre diversas patologias, associadas a problemas renais, hepáticos, virais, e hormonais, por exemplo, propiciando maior quantidade de dados para a equipe médica, mas também informações para planejamento e acompanhamento de ações. Esse tipo de análise poderia ser realizado se as amostras de sangue (soro) fossem preservadas e trazidas aos nossos laboratórios, o que requer a utilização de um sistema de resfriamento que mantenha, pelo período do projeto, as amostras sob uma temperatura adequada (-8°C). Para isso poderíamos utilizar galões com nitrogênio líquido.

As doenças crônicas diagnosticadas (hipertensão, anemias) requerem medicação adequada, mas necessitam de suprimento de longo prazo. Daí a necessidade de medicação específica em quantidade para atendimento da demanda desses pacientes.

A grande maioria das doenças poderia ser amenizada com ações em infra-estrutura e educação (prevenção primária), principalmente saneamento básico e melhoria das condições de alimentação, assim como redução de hábitos de risco e manutenção de hábitos benéficos (manutenção da saúde). Essas observações falam a favor de ações de capacitação de agentes locais, que poderiam agir como multiplicadores de informações e ações preventivas.

Atendimentos médicos

O atendimento médico oferecido aos moradores de Canudos Velho será representado por alunos, preceptores e professores da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Para otimizar a triagem e o atendimento propriamente dito, optaremos por alunos do penúltimo e ultimo ano do curso. Professores e preceptores serão encarregados pela logística de atendimento.

Odontologia

A equipe de odontologia contará com a participação de professores e/ou preceptores de estágio e alunos de diversos semestres. O foco principal é a prevenção, a equipe se responsabilizará por políticas de saúde bucal.

Nutrição e Gastronomia

Formaremos uma equipe com alunos do curso de nutrição e gastronomia, e professores de cada área, para o atendimento clínico feito por parte da nutrição e pelas capacitações culinárias por parte da gastronomia. A interação dos dois grupos se dará na importância do uso dos alimentos regionais e seus valores nutritivos.

Fisioterapia

Os alunos e professores/preceptores do curso de Fisioterapia farão atendimento clínico aos moradores que se queixarem principalmente de problemas posturais além de atuarem em palestras preventivas.

Farmácia

Os alunos e professores/preceptores do curso de Farmácia terão duas frentes de trabalho, a entrega de medicamentos e atuação laboratorial (com a Biomedicina).

Psicologia

Além do atendimento clínico com a supervisão dos professores/preceptores, os alunos da psicologia serão encarregados de formar grupos de moradores para a discussão de melhorias para comunidade. Serão eles (alunos) responsáveis por darem inicio as associações de moradores.

Educação Física

Os alunos da Educação Física serão responsáveis pela recreação, pela montagem das “Olimpíadas de Canudos”, Danças Circulares e Ginástica Laboral.

Medicina Veterinária

Os alunos de Medicina Veterinária e seus preceptores/professores farão visitas a campo orientando o sertanejo no manejo de caprinos, bovinos e suínos.

Biologia – Gestão Ambiental – Engenharia Ambiental

Os alunos do curso de Biologia e Gestão Ambiental serão responsáveis junto aos seus preceptores/professores pelo mapeamento ambiental do pequeno distrito além de levar alternativas de custo baixo visando o empreendedorismo, cooperativismo e associativismo.