" O Canudos é um Projeto de Extensão da Universidade Metodista de São Paulo  em parceria com o Instituto Brasil Solidário. Desde 2011 o Projeto acontece com ações na área de saúde, educação e meio ambiente.

O projeto começou com a viagem observatório realizada por meio do “Amigos do Planeta na Escola” de iniciativa do  Instituto Brasil Solidário. Desde então a Universidade Metodista de São Paulo vem contribuindo com os projetos idealizados pelo Brasil Solidário que já contam com duas atuações em conjunto o Projeto Sorriso Solidário, no Vale do Jequitinhonha e também com o Rally Solidário, que acontece em paralelo ao Rally dos Sertões.

A Universidade Metodista guia suas ações educativas por uma filosofia pautada pelos princípios cristãos e no compromisso com a construção da cidadania. Oferece mais de 60 cursos de graduação em diferentes áreas para mais de 20 mil alunos, e realiza mais de 30 projetos de extensão ao ano, além de atendimentos nas clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, Hospital Veterinário e Laboratório de Analises Clínicas, e através de diversas agências, dentre elas a Agência Ambiental. Como projeto de extensão da Metodista, o Projeto Canudos tem por objetivo favorecer o diálogo entre a Universidade e a comunidade, propiciando aos alunos uma experiência de vida que fortaleça sua formação acadêmica e como cidadãos engajados no mundo.